terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Programático (Alon Feuerwerker, sobre listas fechadas)

Da Coluna de Alon Feuerwerker (Nas entrelinhas)
publicada nesta terça (08/02),Correio Braziliense.

"Programático

Um alegado propósito da reforma política é reforçar o conteúdo programático dos partidos. A presidente gosta de falar nisso.

Vamos imaginar o que acontecerá caso prevaleça a tal lista fechada.

A lei mudou e agora os caciques partidários definem a ordem dos candidatos a deputado (ou vereador), o eleitor vota no partido (e não mais no candidato) e se elegem os "n" primeiros da lista, conforme o número de cadeiras conquistadas na eleição.

Um belo dia, na aprazível cidadezinha, dois sujeitos chegam ao diretório municipal para reivindicar uma vaga na chapa de vereadores. Mas tem que ser uma vaga lá em cima na lista, para terem chance real.

Um deles estudou direitinho o programa partidário, conhece a história e as principais bandeiras da agremiação. E concorda com elas.

O outro não tem ideia dessas questiúnculas, mas está disposto a fazer uma bela doação em dinheiro ao diretório municipal. Ou aos controladores do dito cujo.

Quem você acha que vai estar em cima na lista e quem vai estar em baixo? Difícil adivinhar?

2 comentários:

  1. Sabe Roberto, estou iniciando minha vida na graduação agora, aos 24 anos, e tive uma base muito deficiente, entrando neste mundo de informação não consigo agir com neutralidade ao ler publicações como tal, não consigo imaginar o que passar na cabeça dos "controladores do diretório municipal" no exato minuto em que deveria agir com justiça, transparência de intenção. Ou eu ainda não sei do que estou falando e estou viajando na maionese, como diria minha ilustre sobrinha, ou o egoísmo excessivo, a falta de realidade sem hipocrisia reina sobre muitos de forma que tudo em torno desses fica com este ar de "Difícil adivinhar quem fica lá em baixo nas listas"

    ResponderExcluir
  2. Acho q as pessoas devem participar do processo político nos partidos, independentemente se vão ou não ser candidatas. Na medida em que as pessoas passarem a se interessar pelo assunto, o ambiente para as práticas q vc citou, ficará inviável, ou pelo menos, dificultado.

    ResponderExcluir