quarta-feira, 30 de março de 2011

Na morte de José de Alencar a historia de Alencarzinha

MINHA HISTÓRIA ROSEMARY DE MORAIS GOMES DA SILVA, 55
Me chamam de Alencarzinha

RESUMO
Professora aposentada, Rosemary de Morais, 55, foi oficialmente declarada filha do vice-presidente José Alencar na última terça-feira. Ela alega ser fruto de um romance entre ele e a enfermeira Francisca Nicolina de Morais, em 1954, e entrou com uma ação de reconhecimento de paternidade em 2001. Alencar não fez exames de DNA e diz que vai recorrer.

ELIANE TRINDADE
DE CARATINGA

Eu tinha 43 anos quando minha mãe me contou que meu pai era José Alencar [o atual vice-presidente do Brasil]. Sempre morei com meus avós paternos. Para mim, meu pai era o Magmar, que me assumiu quando casou com a minha mãe.
Quatro meses depois que minha avó morreu, minha mãe, Tita [Francisca], me chamou na casa dela e apontou para uma foto no jornal: "Tá vendo esse rapaz aí? Ele é seu irmão [Josué Gomes da Silva]". Foi a primeira vez que ouvi falar dessas pessoas.
Em 1998, um amigo da família que pressionou para que ela me contasse a verdade sugeriu que eu fosse encontrá-lo quando ele esteve aqui em campanha para o Senado. Tomei coragem e fui. Consegui me aproximar e disse no pé da orelha dele: "Eu sou sua suposta filha aqui de Caratinga". Ele tomou um sustinho. Respondeu: "Tô à sua disposição".
Dali a pouco, um ex-cunhado dele falou para mim que aquele não era o momento de tratar do assunto, mas que, passadas as eleições, resolveriam o meu problema. Deixei meu nome e telefone com o assessor, mas essa gente só enrola, né?
Eles se conheceram no clube. Ela morava numa rua onde viviam essas mulheres, sabe? Ela era muito bonita e danada. No dia que ele sismava, ia lá dormir. Deixava a escova de dente. Ele tinha uns 20 anos; ela, uns 26.
Logo que minha mãe ficou grávida, ele apareceu noivo. Não mandou tirar a criança, mas também não assumiu. Minha mãe não o procurou mais. Casou depois e se calou. Tinha medo de contar para a família do marido.
O fato de dizerem agora que ela era prostituta a deixava magoada. Ela não sabia ler, mas uma vez lhe mostraram um jornal com essa história. A vontade dela era tapar a boca dele.
Eu ainda procurei o José Alencar outra vez, há uns cinco anos. De novo, era tempo de campanha. Cortei caminho e disse: "O senhor me desculpe de estar aqui, mas é o único jeito de conversar". Me deu uma emoção, comecei a chorar e veio o segurança. Ele disse: "Deixa a menina falar". Veio um deputado e me escanteou: "Vou mandar um helicóptero te buscar". Nunca mais tive notícia.
Achei que ia resolver rápido. Quando saiu para ele fazer o DNA, eu me empolguei. Quando ele não compareceu em 2008, fiquei triste. Mas, por outro lado, o povo começou a dizer que ele tem culpa no cartório.
O fato de ele estar doente, lutando contra um cancer, é do ser humano. Minha mãe também morreu com câncer há sete meses. Também lutou contra o pior tipo dessa doença, que começou na pele e se espalhou. Mas ele é muito forte, vai sair dessa.
Já sonhei duas vezes com ele vindo a minha casa. Ele comia frango com quiabo e angu. Ele estava alegre, mas não tocou em nada de pai. Nunca votei nele. Eu seria hipócrita se votasse.
Em um retrato meu com sete meses, a orelha é igualzinha à dele. Mas o povo aqui me chama de Alencarzinha. No comércio, brincam comigo dizendo que sou a filha do vice. Posso até ser, mas quem tem dinheiro é ele.
Nunca parei para pensar em herança. Mas não gosto de montueira de coisa, quero ter uma vida tranquila, uma casa minha e outras duas de aluguel para deixar para o meu filho. Quero passear. A gente nunca tem um dinheiro para comer uma pizza fora. Só para suprir as necessidades. Não almejo coisas grandes nem palácio...
Na terça, quando soube que o juiz decidiu a meu favor, fiquei um pouco aliviada. Mas, toda vez que penso que acabou, aparece outro recurso e começa tudo de novo. Eu já tava preparada para um não. Tudo que é juiz tem medo dele. Meu sonho era pegar o jornal e ver uma declaração dele. Nem que fosse pra meter o pau em mim. Será que ninguém tem coragem de perguntar nada pra esse homem? Será que ele é tão importante assim?
RAIO-X: ROSEMARY DE MORAIS
QUEM É: Professora aposentada, 55 anos, foi declarada filha de José Alencar
FORMAÇÃO: Licenciada em geografia e história
RENDA: R$ 1.200
ESTADO CIVIL: Divorciada, vive com um companheiro há 14 anos, é mãe de Gladston, 26
OUTRO LADO
Vice nega ser o pai e vai recorrer da sentença
Data de publicação: não consegui identificar a data da publicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário