quarta-feira, 18 de julho de 2012

Neucimar: bateu o desespero?

Nota publicada em coluna de A Gazeta; "Neucimar Fraga está juntando munição para atacar Rodney Miranda na eleição em vila Velha. E o ex-xerifão do Estado já foi avisado disso",  (08/07/12)
Antes de comentar, um parenteses. Convenhamos que, com o imenso telhado de vidro que tem, Neucimar não é propriamente uma pessoa com condições de sair atirando pedras nos adversários. Só para ficar no noticiário desse dia 11, em uma mesma matéria, duas decisões do TCES:
a) determinação para  que a "PMVV anule a contratação de mais de 300 servidores por processo simplificado. ... Segundo a Corte, essas contratações deveriam ter sido feitas por concurso público";
b) "o mesmo TC emitiu alerta por conta de arrecadação inferior à meta do segundo bimestre desse ano. Vila Velha só arrecadou R$ 230,4 milhões para os R$ 266,8 previstos no período".

Fechado o parenteses, vamos ao que interessa, ou melhor, as ilações possíveis. Se Neucimar Fraga  resolveu juntar munição para atacar Rodney Miranda isso quer dizer que passou  a identificar em Rodney o seu principal adversário nesse momento.

Traduzindo a hipótese: Se passou a identificar Rodney como seu principal adversário é que esse cresce nas pesquisas, se descola de Neucimar, colocando-o fora do 2° turno.

O Prefeito de Vila Velha, certamente, não desconhece o que todas as pesquisas realizadas o mostram sempre em 3º lugar. Nas pesquisas anteriores, a simulação de intenções de votos tinha a presença de Hércules, disputando a liderança com  Max Filho. Pesquisa recente, atribuída a iniciativa do governo estadual, e sem o nome de Hércules, coloca  Max em primeiro lugar, Rodney em segundo e Neucimar em terceiro.

Com a saída de Hércules, ao que tudo indica, Rodney herda parte desses eleitores e assume a segunda colocação, Max também cresce e Neucimar permanece no mesmo patamar.

Mas, até aí, tudo bem!  A expectativa do prefeito foi sempre a de que com seu alardeado pacote de obras (500 mi de investimento, conforme as propagandas)  revertesse esse quadro negativo e garantisse a reeleição. Qual seria o fato novo que o leva  a mudar de tática,  deixando de centrar os ataques  em Max e gastando munição no ataque a  Rodney? 

Acho que Neucimar "descobriu" que Rodney não apenas cresce.  Afinal,  nessa etapa do processo, é normal,  mantidas as posições relativas, que todos os candidatos cresçam. Com 65%, por ex, de indecisos, a medida que os indecisos vão fazendo suas definições todos vão subindo nas preferências.  A  estratégia das campanhas visa, portanto, conquistar o maior número possível de indecisos.

Se pintou o desespero no prefeito ( e atacar quem  era visto como um hipotético  aliado no 2º turno significa que bateu o desepero) quer dizer  que o crescimento de Rodney não está se dando apenas pela agregação de  indecisos que passam a definir o seu candidato, mas, sobretudo,  que  cresce em cima do eleitorado de Neucimar. E isso é extremamente complicado para ao prefeito que busca a reeleição.

Dito de outra forma, temos não apenas um processo de agregação de preferências de eleitores até então indecisos, mas uma migração de votos de eleitores de Neucimar para Rodney. Dois fatores podem explicar essa migração:  a) como candidatos de direita/conservadores no espectro partidário disputam eleitores de perfil social assemelhados; b) para esse eleitorado comum, Rodney é a novidade e Neucimar apresenta  índices de rejeição mais elevados.

Paralelo a isso, Max (disputa com Babá  esse eleitorado) se consolida no expectro do eleitorado progressista e de centroesquerda.

Se esse processo de migração de votos se cristalizar, Rodney crescerá nas próximas pesquisas e Neucimar se manterá estagnado na terceira posição, ou seja, é  2º turno disputado por Max Filho e Rodney.

Confirmada essa hipótese, Neucimar vira um "case" dos estudos políticos eleitorais, tão a gosto de Alberto Carlos Almeida, o badalado  autor de "A Cabeça do Brasileiro", não por acaso , o pesquisador contratado pelo prefeito para as pesquisas de avaliação de sua candidatura. Será, provavelmente, um caso raro de prefeito que concorre a reeleição e não consegue passar para o segundo turno.

Roberto Beling

6 comentários:

  1. Muito bom Beto. É porém um cenário que dá o que pensar, afinal: o quê diabos o eleitor de direita pensa que o Rodney Miranda é ou vai fazer depois de eleito? É o velho erro já cometido com o Collor, compram uma imagem, uma ilusão e o meu medo é que nesses casos o arrependendimento bate tarde demais.

    ResponderExcluir
  2. Minha 1º opção será Rodney Miranda, 2º Max Filho, 3º Babá... Neucimar Fraga Jamais!

    ResponderExcluir
  3. Ele -Neucimar Fraga- também fez concurso para professores e ao invés de partir para a contratação dos efetivos ficou colocando DT's, há professores de História, por exemplo, classificados entre as 20 primeiras vagas destinadas para contratação imediata em edital que ainda não foram chamados mas há uns que ficaram classificados na 100ª posição e foram contratados como DT's. Ou seja, parece óbvio que essa administração de Vila Velha não é republicana, não respeita concursso público nem o mérito.

    ResponderExcluir
  4. Tenho imensa vergonha de ter apoiado a campanha e ter investido parte de meu tempo (vida) durante um certo período neste mandato do atual gestor de nossa cidade. No entanto, saí de cabeça erguida por não ter me curvado a esta política de interesses! Agora, o que resta é uma profunda decepção e pior, como um profissional visionário que sou... tenho medo até de sonhar. S-O-N-H-A-R, isto mesmo! Se não acertei o alvo... não fiz sozinha, mas penso que podemos ter a chance de acertar. Para isto, é questão de tempo!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela postagem. Ótimo ponto de vista.

    ResponderExcluir
  6. A sa[ude que diz CHEGA.. nossa cidade está em situação de calamidade, vergonha, cadê a saúde das campanhas passadas? não podemos repetir o mesmo erro.. somente um PA em Vila Velha? é uma VERGONHA... falta até medicamentos para atender a população.. CHEGA... VAMOS ABRIR O OLHO GENTE... ou vamos todos morrer por falta de atendimento médico...

    ResponderExcluir