segunda-feira, 16 de julho de 2012

E a eleição de Serra é de Audifax?

Essa eleição de Serra promete vastas emoções e clima de suspense  até o último dia. Será de tirar o fôlego de qualquer um e eleição de deixar os pobres mortais envolvidos no processo com os nervos a flor da pele.

A pesquisa publicada nesse domingo em A Gazeta comprova essa percepção. A principio, cabe a pergunta:  alguém já viu uma situação de empate "tão empate" como essa?

Essa é a impressão inicial, afinal, a  pesquisa, lida isoladamente, apresenta um quadro de  total equivalência de forças: Audifax Barcelos aparece com 41.1% das intenções de voto na estimulada enquanto Sérgio Vidigal  tem 40,9%.  Empate total e na sombra uma incógnita, o Professor  Renato do PSOL com  3,5%.

Uma eleição que sinaliza uma disputa voto a voto, urna a urna a ser decidida aos 48 minutos do segundo tempo do jogo. A Serra tem tradição disso. Em 1982, o então  estreante João Batista Motta derrotou as antigas oligarquias, que a décadas controlavam a política local, na computação dos votos das últimas urnas apuradas. Apuração manual e demorada foi emoção e supresa a contagotas. 

Mas o exame mais detalhado da pesquisa pode nos indicar que esse equilíbrio é mais aparente do que dado da realidade. Ou seja, quando olhamos os números relativos a intenção espontânea de votos,  o aparente equilíbrio se quebra: Audifax aparece com 27% das intenções de voto e  Vidigal  com 23,5%. convenhamos, vantagem de 3,5% das intenções de voto não é pouca coisa nesse quadro de polarização.

Mas é no olhar em perspectiva e comparando a pesquisa de março com essa agora de julho  que o aparente equilíbrio se desfaz. Comparando e constando: Audifax apresenta uma curva ascendente e Vidigal uma curva descendente.

Comparando os números de março a julho: na estimulada, Audifax passa de 36,9% para 41,1%. Já Sérgio Vidigal cai de 43,2% para 40,9%. Tendência?

Na intenção espontânea, essa tendência é mantida: Audifax passa de 19,7% para  27% da preferência de voto em processo de consolidacão, um significativo crescimento de 7,3. Já Vidigal cai de 25,4% para  23,5%.

Situação complicada para Vidigal que disputa a eleição com o  controle da máquina e um domínio da política Serrana de 16 anos. Portanto, desigualdade de recursos que favorece Vidigal mas que não se traduz nos votos esperados.

Conclusão possível da leitura desses numeros: a eleição será disputadissima mas Audifax tem tudo para ganhar e ganhar bem. Ou seja, nesse momento, considerando números  da pesquisa e outras variáveis que não cabe analisar nesse espaço, ele leva a eleição.

Finalizando, uma observação: nessa eleição não pode ser desconsiderada a possibilidade do Prof. Renato do PSOL surpreender. Surpreendeu para o Senado. Pode surpreender agora obtendo um bom percentual e provocando um 2º turno. 

Roberto Beling

 
 
 
 
 
 

Um comentário:

  1. Pois é E as pessoas ainda diziam que vidigal levava essa!!!
    O fato é que quem tem filho matriculado nas escolas da serra não tem como votar em VIDIGAL.
    SERGIO VIDIGAL é inimigo da educação da Serra!
    Cortou parcerias com a CEDITEC, e está acabando gradativamente com o ensino noturno.
    E depois de 3, 5 anos ele resolve entregar os uniformes escolares pela primeira vez ... no fim do ano??? e ainda em ano politico??

    ResponderExcluir