quarta-feira, 25 de julho de 2012

Das espertezas de Neucimar

Espertinho. O prefeito Neucimar Fraga adora dar uma de espertinho.
Quando candidato, em debate promovido pelo Sindiupes com todos os candidatos, demagogicamente,   assinou um documento compromentendo-se com a gestão democrática e  manutenção das eleições diretas para a direção de escolas.
Eleito, esqueceu tudo o que assinou. Sob a alegação pueril de que diretores teriam sido apoiados pelo tráfico em determinados bairros (mas sem a coragem ou a grandeza para dizer quais os diretores e quais bairros) simplesmente acabou com as eleições. 
Hipocrisia, tem uma faculdade de Vila Velha que tem um bicheiro entre os seus mantenedores e cujo Diretor o apoiou na eleição mas mesmo assim nem recusou o apoio nem mandou fechar a faculdade.  
Hipocrisia, não vamos falar de políticos de Vila Velha, vamos dar um exemplo do Rio de Janeiro. Todos sabemos que lá vereadores são eleitos com apoio das "Milicias" e do tráfico. Ninguém ousaria mandar fechar a Câmara de Vereadores ou a Assembléia por causa disso. Álias, está aí o caso do Carlinhos Cachoeira e ninguém pensou em acabar com as eleições no Brasil por causa do apoio do contraventor a governadores e parlamentares de importantes estados.
 Eleito, descumpriu o assumido, acabou com as eleições e governou todo o mandato com diretores nomeados e usados como moeda de troca com os vereadores. Restabeleceu em Vila Velha o famoso QI ou QVI na escolha de diretores, ou seja, o quem indica ou que vereador indica. O resultado disso todos conhecemos: degradou a gestão escolar e colocou a ineficiência administrativa como marca da educação em nossa cidade. Apenas ajudou a reiterar o que todas as pesquisas já demonstraram: quanto maior interferência política na escola, piores o desempenho e o resultado. 
Agora, surpresa para quem leu A Gazeta dessa quarta, 25/07. O Subsecretário Pedagógico, comentando a pauta apresentada pelo sindicato, anuncia: "em relação às eleições para diretores das escolas ... que elas devem começar ainda este ano e até dezembro os novos diretores devem tomar posse".  Traduzindo: teve 3 anos e meio para fazer eleições e não o fez, no último mes de mandato diz que fará. Será que era isso que o que queria dizer com aquela propaganda dos 4 anos em 40 dias ou coisa assemelhada.
Haja óleo de peroba, no final do mandato vem com o discurso que realizará eleições até o fim do ano. Será que se deu conta ´que é eleitoralmente interessante retomar o discurso que negou durante todo esse tempo? Não vai pegar!
 Espertinho o cara. Se não é para faturar eleitoralmente com a base de professores, no fundo quer é deixar o sucessor com uma leva de diretores "eleitos" dentro dos seus critérios e espertezas. É mole!!!!!

2 comentários:

  1. Muito bom professor Roberto>Tenho lido seus artigos e assino embaixo tudo que vc falou.Fora Neucimar Fraga, Vilas Velha não precisa de vc.

    ResponderExcluir
  2. Ótima opinião! Ninguém aguenta mais essa prefeitura! Valorização do magistério já!

    ResponderExcluir