quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Vitória nos anos 30

Um documentário dos anos 30 sobre Vitória, capital do Espírito santo.Uma Vitória da qual praticamente não existem registros desse tipo.
O documentário é sobre a Capital do Espírito Santo e as imagens começam pela Praia da Costa (lugar preferido pelos habitantes de Vitória, conforme o narrador). Longa descrição do Convento da Penha, ladeira, a gruta de Frei Pedro Palácios. O Forte Piratininga e o então novo quartel do 3º Batalhão de Caçadores, hoje 38º BI. A Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) nem era mencionada como transportadora de minério de ferro, era café e madeira. As Estações Leopoldina e a estação da EFVM (atual Museu da Vale), ou seja, metade do documentário sobre a capital do Espírito Santo aborda imagens de Vila Velha que nos anos 30 pertencia a cidade de Vitória. A autonomia somente viria com a Constituinte de 45.
Depois,o documentário começa efetivamente com imagens da cidade de Vitória: o QG da então Força Pública (Polícia Militar), o Campo de Aviação (ficava localizado aonde?), o Cais do Avião, a Ponte da Passagem, o "bairro industrial" de Jucutuquara, e imagens do hoje centro histórico da cidade.
São belissimas as imagens de um casario que não mais existe. O Bairro São Francisco será hoje parte da Cidade Alta? E a Igreja do Rosário, definida como preferida da elite capixaba.

O filme foi realizado pelo Serviço de Informação Agrícola do Ministério da Agricultura, em um formato depois popularizado pelo antigo Departamente do Imprensa e Propaganda (DIP). Foi recuperado e digitalizado por Marcos Valério Guimarães e disponibilizado para a internet por Lucas Bonini.
Obrigado ao Lucas que ajudou-me na postagem e parabéns ao Marcos Valério que conservou essa preciosidade.
Em tempo: atribui indevidamente (falta de informação) ao Marcos Valério a "propriedade" do vídeo. A seguir o esclarecimento de Margarete Taquete.
"Pois é companheiros este filme é belíssimo. É um documentário em 35mm, da década de 40, com suporte de nitrato, que conseguimos salvar em 2006, na gestao de Neusa Mendes, na Secult, em parceria com a Cinemateca Brasileira, onde a cópia original se encontra arquivada, pelo risco que os filmes de nitrato representam para as instituiçoes de Arquivo de Cinema.
Nessa jornada - onde tive a incumbência de reconhecer a importancia do material e o risco do transporte para S.Paulo, na bagagem de mão - Marcos Valério não teve nenhuma participaçao. Essa cópia de nitrato veio junto com o Acervo adquirido de Júlio Monjardim. A cópia digitalizada está em poder do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo, à disposiçao de pesquisadores desde então. Agradeço a disponibilização do filme digitalizado na Internet.
Margarete Taqueti"



Aspectos Turísticos da Capital do Estado do Espírito Santo from Lucas Bonini on Vimeo.

7 comentários:

  1. Realmente, o filme é grande uma preciosidade! Que registro de nossas cidades! Incrível! Quanto ao Campo de Aviação, segundo informações, foi a precursora da Air France - a Aeropostale, francesa - que o construiu pelos idos de 1930, na epopéia da criação do correio aéreo pelos franceses. Um de seus pilotos, que voava da França à Argentina, pousando de 500 em 500 km, foi Antoine de Saint Exupèry.
    Parabens a você por tornar acessivel este filme memória de nossa terra! (parabens ao Marcos Valério e ao Lucas Bonini!).
    Abrs
    Claudio Vereza

    ResponderExcluir
  2. Esqueci de registrar um detalhe do "Campo de Aviação": é o mesmo local do atual aeroporto! Pode-se ver, no filme, no momento dos aviões levantarem voo, ao fundo, o Morro do Moreno, em Vila Velha.
    Há Livro com estas informações, dentro da história da Aeropostale, que depois se transformou na Air France.
    claudio vereza

    ResponderExcluir
  3. SHOW DE BOLA!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ELISEU MASOCO

    ResponderExcluir
  4. caraca!...que interessante meu! Parabens por partilhar com a gente essa relíquia...muito massa!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Muito bacana! Registros históricos, seja em filme ou fótos são sempre muito interessantes. Pena que são poucos e ráros mas devem existir inúmeros dessas preciosidades guardados em armários, gavetas e arquivos e que poucos tem conhecimento disso. É uma pena.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela iniciative de divulgação, este vídeo é simplesmente fantástico e muito importante para conservar nossa história.
    O campo de aviação mensionado refere-se a atual área do aeroporto de vitória. Podemos notar o potencial turístico de nossas cidades. Potencial este que a muito não é divulgado.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela iniciativa. Realmente é um belo vídeo. Imaginem o trabalho para criação de um vídeo desse para a época. Seria interessante descobrir se isso era comum para a época ou o estado do ES foi um privilegiado.

    ResponderExcluir