quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Secult lança livros por meio de editais de incentivo à cultura – ES

Nesta quinta-feira (16), serão lançados 21 livros selecionados por meio dos editais de incentivo à cultura da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). A operacionalização desses editais foi apoiada pelo Instituto Sincades, por meio do financiamento da participação de profissionais qualificados que fizeram parte da comissão julgadora das obras. A solenidade de apresentação dos livros ao público acontecerá no Palácio Anchieta, em Vitória, às 18h30.

As obras são de diferentes gêneros literários e direcionadas a leitores de todas as idades. No edital de Literatura (número 007/2010), foram 12 contemplados, sendo seis deles estreantes. Cada livro terá uma tiragem de 1.200 exemplares.

Obras e autores

Daniel Salaroli publicará seu primeiro livro de contos – “A Dor e Outras Fantasias”. Além dele, Herbert Farias também terá seu livro “Mecanismos Precários” publicado, sua segunda obra de contos.

Duas obras de crônicas serão publicadas: “De Quando Minha Rua Tinha Borboletas” de Caê Guimarães; e “Agudas e Crônicas”, de Jace Theodoro.

“O Medo do Mato”, de Rodrigo Britto; e “Guido, a Folha e o Capim”, de Paulo Roberto Sodré, foram os contemplados na categoria infanto-juvenil.

As obras de poesia publicadas serão “Poema de Destruição” de Aline Travaglia, e “Yù” de Gabriel Menotti Miglio. Já o estreante Nelson Martinelli Filho será contemplado com a publicação de seu primeiro romance: “A Dupla Cena”.

Quadrinhos

Os criadores de histórias em quadrinhos referentes ao edital número 008/2010 também terão seus livros lançados. Serão publicados 500 exemplares de cada HQ, cabendo 50 cópias aos autores das respectivas.

Os livros publicados nessa categoria serão os seguintes: “Cecille Veronika”, de Rafael Vasconcelos Leite, conhecido como Abel; “Quadrinhos Afins” de Geonias Ribeiro de Araújo, o Gió; e “Révi Métau – Frustração, Birita e Música Doida”, de Érlon Ramos.

História capixaba

As obras narrativas da história do Espírito Santo, referentes aos editais de número 009/2010 e 016/2009 também serão lançadas na cerimônia. Cada livro terá a tiragem de 600 exemplares, sendo que 60 cópias cabem ao autor.

“Espírito Santo de A a Z”, de Francisco Aurélio Ribeiro; “A Estrada de Ferro do Sul do Espírito Santo e a Interiorização da Capital”, de Leandro do Carmo Quintão; e “Redes Mercantis: A Participação do Espírito Santo no Complexo Econômico Colonial”, de Enaile Flauzina Carvalho, foram os três livros contemplados.

Coletâneas de críticas em arte

Outro livro que será lançado é “Crítica em Artes”, coletânea que reúne críticas de vários autores nas mais variadas categorias: artes visuais, dança, música, teatro, culturas populares, conteúdos artísticos em mídias digitais/internet, audiovisual e literatura (editais 010/2010 e 005/2009). Foram oito autores escolhidos, sendo que a obra sairá com uma tiragem de 600 exemplares.

Os textos contemplados para o livro “Crítica em Artes” foram os seguintes: “Pedras no Espelho: Analogia e Ironia na Poesia de Waldo Motta”, de Ériton Berçaco; “Os Transbordamentos da Câmera-Caneta: Dispositivos, Ensaios e Apropriações na Produção de Vídeo Experimental Capixaba”, de Erly Vieira Jr.; “Museu de Arte Contemporânea – o Caso do Museu Vale”, de Fernando Pessoa; “Rodrigo, Gustavo e Marcelo e a Poesia do Cotidiano”, de Maria Ines Dieuzeide Santos Souza; “Waldo Motta: Poesia, Crítica e Problema”, de Rodrigo Leite Caldeira; “Delirium, Movimentos à Deriva”, de Rubiane Maia; e “Folia de Reis do Zumbi: Uma Cultura em Movimento”, de Sara Passabon Amorim.

Obras inéditas

Além disso, serão lançados também os livros referentes ao edital número 002/2009, contendo obras literárias inéditas de autores residentes no Espírito Santo. O romance “Ponto Morto”, de Saulo Ribeiro; o livro de poesias “Sob uma Capa”, de Lino Machado; a obra infanto-juvenil “A Pulga e o Jesuíta”, de Pedro José Nunes; o livro de crônicas “Pedaços de Mim”, de José Marcelo Grillo; e livro de contos “Teia Tecendo a Aranha”, de Anne Ventura.

Publicações:

- “A Dor e Outras Fantasias” – de Daniel Salaroli (contos)
- “Mecanismos Precários” – de Herbert Farias (contos)
- “De Quando Minha Rua Tinha Borboletas” – de Caê Guimarães (crônica)
- “Agudas e Crônicas” – de Jace Theodoro (crônica)
- “O Medo do Mato” – Rodrigo Britto (Infanto-Juvenil)
- “Guido, a Folha e o Capim” – de Paulo Roberto Sodré (Infanto-Juvenil)
- “Poema de Destruição” – de Aline Travaglia (poesia)
- “Yù” – de Gabriel Menotti Miglio (poesia)
- “A Dupla Cena” – de Nelson Martinelli Filho (romance)
- “Cecille Veronika” – de Rafael Vasconcelos Leite (História em quadrinhos)
- “Quadrinhos Afins” – de Geonias Ribeiro de Araújo (História em quadrinhos)
- “Révi Métau – Frustração, Birita e Música Doida” – de Érlon Ramos (História em quadrinhos)
- “Espírito Santo de A a Z” – de Francisco Aurélio Ribeiro (narrativa)
- “A Estrada de Ferro do Sul do Espírito Santo e a Interiorização da Capital” – de Leandro do Carmo Quintão (narrativa)
- “Redes Mercantis: A Participação do Espírito Santo no Complexo Econômico Colonial” – de Enaile Flauzina (narrativa)

- “Crítica em Artes” – coletânea com os seguintes textos:
“Pedras no Espelho: Analogia e Ironia na Poesia de Waldo Motta”, de Ériton Berçaco;
“Os Transbordamentos da Câmera-Caneta: Dispositivos, Ensaios e Apropriações na Produção de Vídeo Experimental Capixaba”, de Erly Vieira Jr.;
“Museu de Arte Contemporânea – o Caso do Museu Vale”, de Fernando Pessoa;
“Rodrigo, Gustavo e Marcelo e a Poesia do Cotidiano”, de Maria Ines Dieuzeide Santos Souza;
“Waldo Motta: Poesia, Crítica e Problema”, de Rodrigo Leite Caldeira;
“Delirium, Movimentos à Deriva”, de Rubiane Maia;
“Folia de Reis do Zumbi: Uma Cultura em Movimento”, de Sara Passabon Amorim

- “Ponto Morto” – de Saulo Ribeiro (romance)
- “Sob uma Capa” – de Lino Machado (poesia)
- “A Pulga e o Jesuíta” – de Pedro José Nunes (Infanto-Juvenil)
- “Pedaços de Mim” – de José Marcelo Grillo (crônica)
- “Teia Tecendo a Aranha” – de Anne Ventura (contos)

- Data: quinta-feira (16)
- Horário: 18h30
- Local: Palácio Anchieta, no Centro de Vitória

Nenhum comentário:

Postar um comentário