sexta-feira, 21 de setembro de 2012

O depoimento dramático de uma educadora de VV

Nesses últimos quatro anos a  história da educação de Vila Velha é uma história trágica.
Nada poderia surpreender em uma administração que teve quatro secretários de educação ao sabor das conveniências políticas. A educação foi tratada como moeda de troca em balcão de negócios em nome de uma pretensa governabilidade. Até nas mãos de vereador a educação foi entregue e sacrificada. 
Os números do IDEB/2012 não mentem: Vila Velha caiu na avaliação do MEC. Mentiram as propagandas governamentais e mente, agora, o horário político do prefeito-candidato com seus números ilusionistas sobre escolas e creches.
O depoimento dramático da profa. Cristina Ramos é a tradução fiel da angústia e desespero dos profissionais da Educação. É um grito preso na garganta, um grito parado no ar, um grito sufocado pelo medo e clima de perseguição e intimidação implantado na rede municipal de ensino. Até quando???

Um depoimento dramático:


"Mais uma vez, torna-se claro o descaso do Prefeito Neucimar com a Educação. Além de não cumprir o piso salarial, de coagir funcionários,de contratar assessores , de não cumprir nenhuma promessa feita para a Educação, de mentir com relação ao número de escolas - umef's e umeis - que construiu em sua desastrosa gestão, como se não bastasse TUDO isso, esta semana ele deu mais uma prova de sua falta de competência. 
Falo isso porque será que uma pessoa que está na vida pública por tanto tempo, desconhece que existem leis e regras que devem ser cumpridas em período pré-eleitoral?
Desde a semana passada, nós funcionários contratados da Educação (professores, pedagogos e cuidadoras) estamos sendo feitos de peteca nas mãos da Secretaria de Educação, uma vez que chegam os Diretores e nos avisam que nossos contratos foram cancelados e nos mandam para casa. Depois, em total mostra de ineficiência, esses mesmos Diretores nos ordenam retornar as escolas e que na verdade não deveríamos nem ter ido embora. E, para completar a falta de respeito conosco, mais uma vez, o Diretor vem comunicar-nos que uma equipe da SEMED virá pessoalmente na escola dar-nos um pé em nossos traseiros! 
É vergonhoso como tratam a questão da Educação! Até hoje, faltando 3 meses para acabar o ano letivo, escolas ainda sofrem com a falta de professores e Diretores manipuladamente mansos, dão "jeitinhos" para que as turmas não sejam dispensadas e colocam em salas de aulas pessoas que não possuem vínculo com o município, regendo aulas de forma despreparada e totalmente ilegal! Até quando vamos admitir isso? A falta de respeito virou um marco nessa gestão! 
Tento entender se esse prefeito não tem competência, não tem inteligência ou se é realmente um misto das 2 coisas. 
Profissionais que fizeram planos para este ano letivo (incluindo a parte financeira, sim) são mandados embora, as escolas continuam mais desfalcadas do que já estavam e quem paga o preço altíssimo desse desrespeito são nossos alunos. 
E, para fechar com chave de ouro este Circo de Horrores, somos obrigados a ouvirmos de nossos Cordeirinhos Diretores que os profissionais estão indo embora porque a OPOSIÇÃO denunciou ao MP a contratação. Pelo amor de DEUS, ninguém vê que na verdade a falta de compromisso desse prefeito fez com que as chamadas desses profissionais fossem perdendo a validade por causa do período eleitoral? Ninguém avisou a este senhor que aqui em Vila Velha não se faz o que ele quer? Que existem seres pensantes fora das portas de vidro da Prefeitura que estão perplexos com a falta de entendimento e conhecimento jurídico dele??? Não vamos mais tolerar essas aberrações!!! Fora descaso!!!  (Profa. Cristina Ramos)."

Um comentário:

  1. É preciso que o professorado se conscientizem, se unam, pois se existe uma classe desunida é a dos professores, e protestem, de uma maneira organizada e educadamente, pelas nossas crianças futuros cidadãos! Lutem pelos seus direitos de respeito como educadores, e lutem pelo ideal que deve ser de todo o professor, o de formar a consciência libertadora do ser.

    ResponderExcluir