sábado, 29 de outubro de 2011

O Brasil e a Democracia

Cai o índice de apoio dos brasileiros à democracia. De 2010 para 2011 o Brasil registra uma queda é de nove pontos percentuais.
É o que aponta a 16ª edição da pesquisa Latinobarómetro, levantamento anual feito pela Corporación Latinobarómetro, em 18 países da América Latina.
A queda é mais acentuada no Brasil do que a média da região. No Brasil, a taxa de apoio cai de 54% para 45%, enquanto a média da região caiu de 61% para 58%.
A presidente do instituto, a economista Marta Lagos, atribui o fato principalmente ao impacto da crise econômica mundial nos países pesquisados. Já, quanto ao índice brasileiro, acredita ter relação com a mudança de governo.
"O combate de Dilma contra a corrupção expõe um problema político. Além disso, há uma distinção do discurso dela em relação ao de Lula. Enquanto ele dizia que combateria os problemas do povo, ela diz que combaterá os problemas da política."

Conforme a pesquisa do Latinobarómetro, o presidente mais bem avaliado da América Latina é o colombiano Juan Manuel Santos (75%), seguido de Dilma (67%) e do equatoriano Rafael Corrêa (64%).

Ainda conforme o levantamento do Latinobarómetro, Uruguai e Costa Rica lideram o ranking que indica os países cujos habitantes mais se consideram democráticos. Neste, o Brasil está em 10ª . Ambos também são os que mais rechaçam a ideia de um governo militar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário