terça-feira, 6 de novembro de 2012

"Esquerda Democrática": valores para um programa

Fernando Herkenhoff encaminhou para sua lista de amigos o artigo de Gilvan Cavalcanti. "2014: começar a pensar o caminho", é uma bela reflexão a partir dos resultados da eleição municipal, prospectando sentidos e perspectivas para o futuro, mas especialmente elaborando os valores que fundamentam a construção de um programa, diria eu, programa para uma esquerda que se pretenda moderna e democrática.
 
Tomei a liberdade de selecionar os tópicos abaixo:
 
"Daqui por diante começa uma nova conjuntura. As circunstâncias já são outras. Caberá ao ator político ser  protagonista do novo cenário... É a hora de fazer previsões. E, quem faz previsão tem um programa,..., o programa se faz, em primeiro lugar, com valores.
................

São tempos,..., em que devemos dizer e reafirmar, mais um vez, que estamos profundamente comprometidos com os valores e as instituições da democracia representativa: o pluralismo, as liberdades individuais e coletivas, os direitos humanos, a República, o avanço da ciência, a preservação da natureza, a inclusão, a participação, a solidariedade, a igualdade e a  liberdade. Temos confiança na democracia política, porque nela reconhecemos a permanente expansão daqueles direitos. É nela que se torna visível a capacidade das mulheres, a esperança da juventude, a experiência dos idosos, o trabalho inteligente e criativo de todos.

São tempos em que devemos assumir nossos compromissos de respeito e consideração com os problemas da vida real das pessoas. Ao assumir a responsabilidade para com o bem comum, mantemos o compromisso de formular um pensamento e um agir reformista característico de uma esquerda moderna, que com espírito constitucional, saiba falar a todo o país e modificá-lo. Aí, me vem na lembrança àquela conhecida narrativa: ”Os filósofos se limitaram a interpretar o mundo de diferentes maneiras; o que importa é transformá-lo”. Nela há a unidade de dois momentos: o conhecer e o transformar... A crítica ao real existente. Esse espírito que se está apagando, substituído pela apologia ao “estado de coisas atual”."
 
São esses os excertos selecionados para irrigar e orientar a nossa reflexão. A reflexão daqueles que no Espírito Santo trabalham na construção daquilo que , na ausência de uma sigla partidária que abrigue esse projeto,  den ominamos  de "Esquerda Democrática".
 
    


Nenhum comentário:

Postar um comentário