domingo, 18 de setembro de 2011

PRIMAVERA SILENCIOSA (Kleber Galveas)

Tenho o prazer de informar que este ano, do equinócio de primavera (23 de setembro) ao solstício de verão (22 de dezembro), às vésperas da “Rio + 20”, acontece em meu ateliê na Barra do Jucu, a exposição de pinturas “PRIMAVERA SILENCIOSA”: pássaros, flores e paisagens.

Essa exposição é uma singela referência aos 49 anos do lançamento do livro “PRIMAVERA SILÊNCIOSA”, de Rachel Carson.

Considerado uma das maiores reportagens investigativas do século XX conquistou prêmios e leitores atentos como o Presidente Kennedy, ajudando a mudar o curso da história. É marco antológico dos movimentos ambientalistas em todo o mundo.

Lançado em 1962, no auge da apoteose da Química (estrutura do DNA é prêmio Nobel, 1962), e da Física (Gagarin no espaço, 1961), o livro de Rachel Carson trouxe o bom senso para a Biologia. Sua obra prima foi inspirada na ausência de pássaros e o conseqüente silêncio na primavera americana. Também na certeza de que inseticidas, quando usados indiscriminadamente serem biocidas, envenenando a terra e os seres vivos em todos os estágios da cadeia alimentar, afetando diretamente a preservação e reprodução de todas as espécies.

O estudo foi publicado primeiro em série pela revista New Yorker e, na primavera do mesmo ano, em livro. A manchete do New York Times no verão (julho de 1962) expressou o imediato sentimento nacional: “A Primavera silenciosa se transformou em um verão ruidoso”. A CBS, usando o livro, produziu um documentário visto por cerca de 15 milhões de pessoas.

O alto nível e a extensão do debate que Carson provocou elevaram o tema do meio ambiente que passou a constar da agenda política principal. Foi criada a Agência de Proteção Ambiental Norte-americana.

Algumas das telas expostas podem ser vistas no site www.galveas.com

Se achar interessante favor repassar para amigos.

Grato,

Kleber Galvêas

Serviço:

EXPOSIÇÃO: PRIMAVERA SILENCIOSA

Pinturas: pássaros, flores e paisagens

PERÍODO: De 23 de setembro a 22 de dezembro

HORÁRIO: Todos os dias, das 9 às 18 horas.

LOCAL: Ateliê Kleber Galvêas

Rua Antenor P. Carneiro, 66 – Barra do Jucu.

Vila Velha – Espírito Santo. CEP 29.125.120

TEL. (27) 3244 7115

Nenhum comentário:

Postar um comentário