terça-feira, 27 de setembro de 2011

'Ministra Iriny Lopes divulga nota repudiando posicionamento de Coser'

'BRASÍLIA - AGENCIA CONGRESSO - O apoio do prefeito de Vitória João Coser (PT) ao ex-governador Paulo Hartung (PMDB), em detrimento da pré-candidata do partido, Iriny Lopes, foi repudiado hoje, elegantemente, por nota da deputada licenciada.

Em nota distríbuida por sua assessoria de imprensa, Iriny defende o direito a livre manifestação, mas explica que a preferência de Coser não significa posição do partido e nem reflete a vontade, a postura, o ponto de vista e a opinião das demais lideranças petistas e, menos ainda, da população.

Coser já disse que o PT deveria apoiar Hartung - que nem declarou se será candidato e tudo indica que prepara o terreno para seu principal aliado Lelo Coimbra - numa afronta à sua colega de partido que ajudou muito nas suas duas eleições para a PMV.

Na verdade o prefeito está penando no seu futuro político, pois pretende se eleger senador em 2014, e cede as pressões do grupo de Hartung, acreditando que o ex-governador não disputará a senatória, deixando o livre o caminho para ele.
____________________________________________________________________
ÍNTEGRA DA NOTA DA MINISTRA IRINY LOPES DISTRIBUÍDA A IMPRENSA

Em uma verdadeira democracia deve existir diversidade para que o povo possa escolher livremente, dentre as várias opções colocadas, o projeto, o nome que pode atender melhor os interesses públicos e coletivos. É assim que se dá o processo democrático eleitoral, com a possibilidade real de o povo, as lideranças, os partidos, a sociedade civil terem o direito legítimo de discutir nomes e projetos possíveis para os seus anseios e, depois, de contar com tal diversidade nas urnas.

O PT sabe de minha disponibilidade para ser candidata a prefeita da Capital e está trabalhando com essa perspectiva, observando orientação nacional do partido, de se consolidar nos municípios que já administra e aumentar a sua atuação em outros cidades. Isso é de fundamental importância inclusive para implementar e consolidar, nos municípios, grande parte das políticas públicas e ações sociais do governo federal.

Tanto o PT nacional quanto o PT local já manifestaram acolhimento e apoio ao meu nome. O partido, neste momento, debate com aliados potenciais e busca consolidar o seu projeto de disputar, com candidatura própria, a prefeitura da capital. É um projeto legítimo, cujo debate tem sido feito de forma transparente, sintonizado com a política nacional do partido.

No entanto, é importante lembrar que, atualmente, meu foco é a Secretária de Políticas para Mulheres, ministério que dirijo e que tem construído ações importantes, que proporcionam autonomia financeira para as mulheres brasileiras e contribuem para diminuir os absurdos índices de violência ainda sofridos por elas, inclusive no Espírito Santo, líder em assassinatos de mulheres no país.

Sobre as manifestações acerca de nomes e alianças partidárias, lembro que, como tenho dito em outras ocasiões, a manifestação política de qualquer um sobre preferências eleitorais é livre, também faz parte do processo democrático. As pessoas têm o direito de falar o que querem e o que pensam. Só precisamos lembrar que isso não significa dizer que essas manifestações refletem a vontade, a postura, o ponto de vista e a opinião das demais lideranças e, menos ainda, da população.
Fonte: Agencia Congresso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário