terça-feira, 26 de junho de 2012

O Febeapá ataca em Vila Velha


Sérgio Porto, o imortal Stanislaw Ponte Preta, fez sucesso com o FEBEAPÁ (Festival da besteira que assola o país). Nessa série, registrou os causos que faziam a rotina de non sense das ações dos guardiões da nova ordem implantada pelo regime de 64. Coisas como a apreensão do livro "O vermelho e o negro" de Stendhal (publicada em 1830) como literatura comunista ou a convocação de Sófocles (497 AC) para interrogatório pela suspeita de atividades subversivas em função da montagem no Brasil da peça Antígona. 
Agora, baixou o espírito de FEBEAPÁ na prefeitura de Vila Velha. Pois não é que a Fiscalização baixou no calçadão da orla em Itapoã e proibiu o médico aposentado José Lofego de continuar a exercitar o seu hobby de tocar violão nas manhãs de domingo sob alegação de prática ilegal. Além disso, os fiscais alegaram que a música estaria sendo tocada em volume muito alto. Essa piada do som alto só perde para aquela da proibição do frescobol em frente a um prédio da Praia da Costa em virtude do "barulho" provocado pelas bolinhas ao tocar as raquetes.
Durante anos, sob uma mangueira do calçadão, ali na altura da final da Resplendor, Lofego exercitou sua arte de exímio violonista e solista de clássicos da Bossa Nova. Eu, como muita gente, parava ou sentava nas imediações, para gastar um bom tempo ouvindo o violão suave de Lofego. As manhãs de domingo no calçadão não serão mais as mesmas. Que o bom senso volte a imperar em Vila Velha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário