sábado, 21 de janeiro de 2012

PMDB de Vila Velha em busca de novos rumos?

Mudanças no PMDB de Vila Velha: conforme nota publicada na coluna Praça 8 de A Gazeta, o diretor do Procon, Antonio Caldas Brito, vai assumir a direção do partido na Cidade. Boa notícia para uns, péssima para outros.

Do PMDB de Vitória e quadro histórico do partido, Caldas Brito já atuou na política Canela-Verde na condição de Secretário durante certo período da gestão Max Filho. A nomeaçao sinaliza um processo de intervenção da Regional na condução do partido no município. A primeira consequência será deixar ao partido certa margem de autonomia para conversar e articular com os demais candidatos e partidos a eleição de 2012, o que não seria possível sob a liderança do vereador Andinho Almeida que controlou o diretório municipal nesses últimos três anos.

A indicação de Caldas Brito desautoriza, em parte, a política do Vereador Andinho de subordinação do PMDB municipal ao projeto político de Neucimar Fraga e, por consequência, da vinculação automática ao plano de reeleição do Prefeito. Embora permanecendo no governo, o PMDB começa a descolar da via continuísta de Neucimar.
Se perdem o vereador Andinho e Neucimar Fraga, ganham o próprio PMDB e o deputado estadual Hercules Silveira.
O PMDB, como disse, ganha relativa margem de autonomia para discutir seu posicionamento futuro. A subordinação a um governo mal avaliado e com pouca probabilidade de sucesso na reeleição, colocava em uma saia justa um partido que tem como "virtude" a capacidade de sempre estar com o governo, independente de quem seja o governo.
Ganha o deputado Hércules da Silveira que tem uma postura de oposição a Neucimar e tenta, aos trancos e barrancos, viabilizar a sua candidatura a prefeito. Candidatura não apenas de oposição, mas que agregasse aquilo que alguns tentam construir sob a denominação de "3ª via" em Vila Velha. Projeto frustado, até então, dado o controle de Andinho sobre o partido e suas vinculações com Neucimar. Isolado, estava condenado a nadar, nadar e morrer na praia. Com a mudança abrem-se as possibilidades efetivas de viabilizar seu projeto pessoal.
Para os que gostam das teorias conspiratórias, como eu, nesse caso, os dedos que movem as peças no tabuleiro e determinam esse reposicionamento dos peões são os dedos nada sutis de Paulo Hartung.
Dessa forma, o discurso da 3ª via em Vila Velha passa a ser o discurso que pavimenta os caminhos por onde transita o projeto de Paulo Hartung de ter sob controle a eleição no municipio. Se já trabalha para que Rodney Miranda seja um nome que ajude a quebrar a polarização Max Filho/Neucimar, possibilita, agora, as condições para que Hercules Silveira seja o outro nome desse projeto.
Aos outros postulantes a condição de ungidos de PH só resta o ranger dos dentes para compensar a possível frustação.
No mais, até o próximo sábado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário