quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Eleições 2012 Vila Velha: divagações em torno da 1º pesquisa publicizada.

(Nesse último domingo, 06/11/11, a Tribuna publicou a primeiro pesquisa sobre intenção de voto na cidade de Vila Velha. Maior colégio eleitoral do estado, a cidade tem dimensão estratégica nos projetos que visam 2014. Única prefeitura do PR, a derrota do prefeito Neucimar Fraga pode ser fatal aos projetos futuros do senador Magno Malta. Nesse sentido, ele tem insistido em condicionar a questão de alianças no demais municípios a vinculação ao projeto de reeleição de Neucimar.
O estabelecimento desses acordos na linha de loteamento dos municipios da GV entre os caciques e suas legendas, o que em 2008 foi chamado de "geopolítica", encontra sérias limitações para reprodução em 2012. Afinal, já não temos PH no governo e sua capapcidade de estabelecer o chamado "pensamento único" (ver Roberto Garcia Simões),nem temos lideranças fragilizadas e partidos estiolados. Fica muito complicado e não há como, via acordo de cúpulas, tirar da disputa lideranças do porte e peso da Ministra Iriny Lopes, Max Filho, Juninho e Audifax.
No domingo mesmo, postei uma série de comentários analisando os principais números da pesquisa. Agora, agrego essas notas na forma de um artigo acomapnhadas de algumas intervenções daqueles que acompanham meu face).

Comentários no facebook:

Puxando a memória, lembro que Alberto Carlos Almeida, autor do "A cabeça do brasileiro", um completo e abrangente estudo sobre o eleitor brasileiro, após análise estatística dos resultados de reeleição no municípios brasileiros, afirmava que um prefeito que chegava a 65% de aprovação tinha a reeleição assegurada. Era isso?
Fazendo a leitura pelo inverso, podemos concluir que um prefeito que tem mais de 65% de reprovação não tem condições de reeleição, ou seja, está fadado a derrota nas urnas. É isso?
Conforme a Tribuna desse domingo a "gestão de Neucimar (é) reprovada por 66%". Tomando como empiricamente válida a análise de A.C. Almeida, a conclusão possível é que o projeto de reeleição de Neucimar faz parte da lista dos 12 trabalhos de Hércules (o da mitologia, é claro). É isso?
A segunda pedra no sapato de Neucimar Fraga é o seu índice de rejeição (estimulada). Seu índice é tres vezes superior ao de Max Filho (34,6% para 9,8%).
Na verdade, em pesquisas anteriores a que tive acesso, esse número era bem maior. Significa que nos útimos 12 meses conseguiu diminuir o índice de rejeição. O problema é que essa diminuição não se traduziu em aumento das intenções de voto. Ou seja, apesar de todo o esforço de marketing e presença nas comunidades permanece estacionário nas intenções de voto.
Falando em estacionário, nas pesquisas a que tive acesso nesses últimos 18 meses, a posição ocupada por Neucimar sempre foi a de 4º lugar. Os números de AT confirmam essa tendência: Max Filho em 1º lugar, Hércules em 2º, Rodney em 3º e só então Neucimar. Para quem está no governo e com a máquina na mão, convenhamos, é uma péssima colocação.
Complicada, também, é a situação do PT. Os dois candidatos trabalhados nos dois cenários praticamente não existem. Guilherme Lacerda entra 0,6% de intenções de voto em um cenário estimulado. O vereador Babá não é citado por nenhum entrevistado, tem traço de preferência.
Isso significa, para o PT, que fora do nome de Claudio Verezza o partido se torna irrelevante no processo eleitoral. Se quizer buscar o seu patamar histórico de votos terá que colocar Verezza no sacrifício. Se o vereador Babá não é citado por nenhum entrevistado na pesquisa estimulada, na rejeição consegue ficar em 3º lugar com 6,6% das menções. Traduzindo, o vereador ainda vai comer o pão que o diabo amassou como efeito colateral das barbeiragens cometidas pela Câmara de VV.
Voltando a avaliação de Neucimar Fraga:
Se a memória não me engana, na pesquisa de Vitória, AT andou somando a avaliação regular de Coser aos números de ótimo e bom. Se fiz isso agora está se redimindo porque agora trabalha as tendência subjacentes do eleitor que avalia a administração como regular.
E, aí, as coisas não são nada boas para Neucimar Fraga. Dos 38,2% dos entrevistados que consideram a administração como regular, 59,7 disseram que está mais para o negativo, contra 28,3% que consideram esse regular tendendo ao positivo.
Traduzindo: No momento da urna, a cada tres votos, desses eleitores, um poderia ir para NF e os outros dois para os outros ou o outro candidato.
Mais importante que o índice de rejeição é o confronto entre a avaliação positiva e negativa da administração ou do desempenho pessoal do prefeito.
Esse quesito é extremamente importante na avaliação e no prescrutar das tendências de voto.
Para 15,4% de eleitores que consideram ótima ou boa a administração temos 44% definindo-a com ruim ou péssima, ou seja, na ponta do lápis, um saldo negativo de 29%.
Traduzindo: de cada quatro eleitores, tres avaliam negativamente a administração para um que tem avaliação positiva. É isso?

Comentário postados no Facebook:
- Gabriel Tatagiba Se o cenário for o que eu vi no jornal uma vez, com Max Filho, Hércules e Rodney, o favoritismo é do terceiro. Se for esse mesmo o cenário, Neucimar tem muito poucas chances.

- André Bastos Fisioterapeuta Só que esse índice que dizem como "aprovam" incluem o REGULAR e metade desse regular pode não se traduzir em votos.

- Gabriel Tatagiba No Roda Viva esse cara citou Linhares como uma excessão inexplicável. José Carlos Elias tinha cerca de 60% de aprovação mas perdeu para Guerino. Ele não sabia, por isso não explicou, mas eu li por que isso aconteceu: havia uma rejeição à pessoa de Elias (considerado arrogante) e também Guerino, como ex-prefeito, tinha aprovação maior que a gestão de Elias, então prefeito.

- Gilmar Gaucho O POV DE VILA VELHA É MUITO CONCIENTE EM SUAS RESPOSTA POIS É UM POVO CULTO NÃO QUALQUER COISA QUE O FAZ MUDAR DE IDEIA ACREDITO NAS PESQUISAS

- André Bastos Fisioterapeuta Neucimar que é a pedra no sapato de VV rsrs

- Marcelo Siano Lima olha beto, acho que a situação retratada pela pesquisa é o que sentimos nas ruas de vila velha. a administração de neucimar é um desastre administrativo. ele, politicamente, coopta e se articula até com razoável competência. controla boa parte dos partidos. mas é um desastre. acho que essa rejeição se cristaliza. ele não tem mais tempo para reverter a péssima imagem administrativa. o jogo aqui em vila velha promete esquentar. bom para a cidade. muita coisa precisa ser discutida e corrigida, e não obstruindo o fluxo do mercado político que se conseguirá isso.

- Marcelo Siano Lima já passou da hora de voltarmos a discutir a especulação imobiliária, por exemplo. tá parecendo o governo daquele rapaz que não pode se candidatar mais. a galwan e outras incorporadoras parecem ter tomado conta da orla. e avançam sobre tudo. e o poder público ainda envia um pdm que, no fundo, só favorece tal especulação e loteia o município entre as grandes incorporadoras. esse é apenas um dos aspectos q precisam, com urgência, ser discutido.

- Sirleni Juffo O desgaste de Neucimar eh irreversivel. O tempo agora e seu grande adversario. Ficou na promessa exagerada e impossivel de ser cumprida. Tarde demais. Outro ponto bastante negativo foi a cooptação de lideranças comunitarias, esmagando iniciativas populares.Isso o transformou no menino riquinho, mas o afastou do povo.
A voz das ruas se faz ouvir e ecoa como um chicote no lombo dos enganadores. Tambem não vejo contribuição partidaria no indice dos candidatos. Escolhem o nome para administrar Vila Velha e não o partido. Isso me parece irrelevante. PT tem seu valor, embora com poucas opções em Vila Velha. No cenario Nacional, e diferente. Temos Ana Rita, Iriny.

- Daniele Pires Essa administração: é uma das piores que já vi.

- Sirleni Juffo Concordo. Chega de vitrine. A grande obra tem que estar na construção de melhor qualidade de vida e principalmente na educação e saude. Isso ficou para ele em segundo plano. Dai o desastre.

- Jovany Sales Rey - É um grande desastre essa administração. Em todos os sentidos. Falo pela minha área: Neucimar Fraga e seu "secretário de cultura" desmantelaram sem dó nem piedade os poucos, mas significativos avanços obtidos pela cultura canela-verde à custa de muita luta. Não há mais nenhuma política cultural, a lei de incentivo agoniza, os artistas locais quase não recebem mais nenhum apoio, o Conselho Municipal de Cultura teve sua ação desprestigiada e esvaziada e tudo se resume agora ao patrocínio (caro, muito caro) de um ou outro show eventual. Vila Velha, o maior município do Espírito Santo, virou de novo uma piada, um zero à esquerda quando o assunto é cultura. Não merecíamos isso.

- André Bastos Fisioterapeuta: Vereador Babá ? Acho que ninguém que tenha um mínimo de bom senso e inteligência leva ele a sério. Guilherme ficou tanto tempo fora de VV que ninguém o conhece. E eles ainda acham que o PMDB vai aceitar ser vice dele. Lógico que pesquisas n...ão ganham eleições mas direcionam, Acha que PMDB com a posição que tem hj comDeputado Estadual Doutor Hércules Iria aceitar ser vice de quem nem existe. O Guilherme acha que só dinheiro ganha eleição. E o Babá é igual cantor vive de garganta , mas do que ele fala pouco coisa presta.

- Gilmar Gaucho: PROFESOR ROBERTO, ESTA PESUISA ANIMO A MAX FILHO QUE VEM BOMBANDO NESTA ELEIÇÃO. ESTAMOS AQUI EM VILA VELHA ORANDO PARA QUEM 2012 ESTEJA MELHOR AS COISAS POIS DO JEITO QUE TA FEIO HEHEHEHEHEHEHEHEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE

- José Roberto Bonifácio: Mas qual o instituto de opinião é autor do levantamento? Não pode ser da Futura, pois esta só colabora com A Gazeta, alem de ser um instituto superdirecionado para certos objetivos e atores jamais favoreceria Neucimar ou gente do PT na disputa. Seria da Flex? Enquet? (este dado é crucial para qualquer exercicio de interpretação!)

- Margarete Ventura-Blues: Analisando a Soma é " Max Filho em 2012" Dignidade de Volta"

- Maria Ermelinda Raymundo: Com certeza, colega.

- Mauro Petersem Domingues: - Max Filho é apenas o caminho já conhecido pelo eleitorado. Faltando muito tempo para a eleição, é onde o eleitor deposita suas intenções de voto. Mas o jogo pode mudar muito com a entrada de carinhas novas.

- Gilmar Gaucho: MAURO A ESPEIRENÇIA MOSTRA QUE O POVO BRASILEIRO NÃO QUER MAIS AVENTURAS É MELHOR APOSTAR EM QUEM JA MOSTRO QUE SABE TRABALHAR

- Roberto Beling: olha ‎Mauro, o problema é que as carinhas novas não existem. Não será Hércules com 24 anos de mandato, quatro como vereador. Nem Rodney com os fios de movimentação através dos dedos de PH. Os nomes do PT? Só se for o Claudio, mas que não representa novidade ou possibilidade de agregar.

- Mauro Petersem Domingues: Beto, entendo sua afinidade com o Max Filho, e não tenho nada especialmente contra ele. Mas creio que, na população de Vila Velha, haja espaço para a construção de uma candidatura alternativa a esse jogo entre o atual governo e o governo anterior. E sim (embora não veja isso com gosto), uma alternativa é o Rodney exatamente pela presença de Hartung o apoiando.
Você, melhor do que eu, sabe como é importante não confundir nossas preferências com a avaliação acerca da realidade.
E, de fato, não penso o Vereza como novidade em Vila Velha. Muito pelo contrário! E isso também não tem nada a ver com a figura pessoal de Vereza, com a qual simpatizo muito.

4 comentários:

  1. Realmente, o atual prefeito, sem nenhuma pesquisa, já era mal visto como candidato à reeleição. Max Filho é uma boa opção? Com certeza, especialmente por nós, da educação. Claro que uma terceira via poderia ser construída com uma boa coligação e, a senadora Ana Rita seria uma excelente oção, até porque, as mulheres estão em alta no atual governo da república. Não aceitaremos ninguém apoiado por PH pois, conhecemos o joguinho dele, seu poder de agir por trás dos basatidores, haja vista o que aprontou com o Ricardo Ferraço nas últimas eleições. Esse Senhor fica sempre do lado da vantagem pessoal e dos holofotes. Quanto ao vereador Babá, foi enterrado junto com a sujeira da câmara municipal de Vila Velha. Acorda povo! Rita de Cássia Rodrigues Dockhorn.

    ResponderExcluir
  2. Ola, gente boa de Vila Velha e eleitores conscientes. Muita baboseira se fala, pois o negócio é se posicionar contra. Principalmente qdo nossa colega Jovany Sales Rey fala contra a cultura do Município e elogiando o Governo Max (prefeito). Será que ela se esqueceu que esse mesmo Secretário "mamou" oito anos no governo anterior? - O eleitor consciente e não o politiqueiro verá que que em todos os bairros, principalmente os carentes há obras da PMVV, o que nao acontecia nos governos anteriores. O Prefeito NF voou sobre VV, para analisar a situação e possíveis soluções para os sofredores com as enchentes e nçai perdeu seu tempo procurando "fazendas" de rivais. Não tenho cargos na PMVV, não procurei, votei em NF e votarei novamente, NF tapou rombos e buracos do antecessor. Acho que não é preciso relembrar aos eleitores do centro de VV a situação que o governo passado os deixou. NEUCIMAR 2012.

    ResponderExcluir
  3. vc fala isso porque nao trabalha em v v e nao sabe oq ue se passa nas escolas por isso continue votando se tiver filho em escola de prefeitura pergunte pra ele.

    ResponderExcluir
  4. para mazaco procure visitar algumas umei e as comunidades e veras como estao abandonadas e vc fala se vai continuar votando em nf seu bobo.

    ResponderExcluir