terça-feira, 16 de setembro de 2014

Sobre a nova pesquisa do Ibope (Roberto Beling)

Acabei de assistir a divulgação da última pesquisa do Ibope, veiculada no Jornal Nacional. Infelizmente, não anotei os números, mas algumas possíveis conclusões são evidentes: 
a) Apesar da carga da 7º Cavalaria, desencadeada nos últimos quinze dias, sob o comando do General João Custer Santana, a posição de Marina Silva não foi efetivamente abalada, indicando a consolidação  de suas intenções de voto. Em outras palavras, o processo de desconstrução, se funcionou no primeiro momento, agora tende ao fracasso; 
b) Com base na constatação acima, podemos dizer que o Lula (o ex-presidente que não desencarna) e Stédille (o eterno "trabalhador" sem terra) vão ter que ficar abraçando a sede da PetROUBÁS por muito tempo ainda, terá que ser abraçada até 2018.
c) Dilma Rousseff foi a única que efetivamente caiu em relação a pesquisa anterior. E essa queda é mais importante na simulação de 2º turno, onde a candidata a reeleição perde dois pontos. É uma variação para baixo, dentro da margem de erro, mas é uma queda;
d) E o resultado mostra que Aécio Neves desenvolveu uma estratégia correta, na perspectiva dos resultados alcançados. É o único que cresce para além da margem de erro (quatro pontos), conseguindo reverter o processo de queda e retornar ao patamar do primeiro levantamento. 
E para finalizar. E terminado o Jornal Nacional, chorei assistindo o programa de Marina Silva sobre o bolsa-família, sobre como a autenticidade de uma vida e de um discurso jamais será derrotada pelas mentiras e calúnias dos marqueteiros que bebem nas águas e nas práticas de um Goebells de tão triste memória. Senti ali, a mesma autenticidade de um Lula e de seu discurso lá das priscas eras da fundação do PT e da campanha de 1989 e que ganhou minha mente e coração, militância e voto em belos tempos que se foram e não voltam mais. Fica a certeza: Marina, a verdade prevalecerá sobre a calúnia e a infâmia. 

PS: E agora, como anexo, os números:
A pesquisa divulgada nessa terça-feira aponta queda de três pontos percentuais da candidata a reeleição na disputa eleitoral. A petista, que na semana passada estava com 39%, caiu para 36%. Marina Silva oscilou um ponto e foi de 31 para 30%. E Aécio Neves ficou com 19% das intenções de voto, crescendo quatro pontos em relação a pesquisa anterior. Votos brancos ou nulos são 6%, e indecisos, 7%.
Segundo Turno
O Ibope testou três cenários de possíveis segundo turno. 
Se a disputa for entre Marina Silva e Dilma Rousseff, a candidata do PSB ficaria com 43% das intenções de voto contra 40% da candidata do PT. 

Rejeição

Mantendo a escrita, a Presidente tem a maior taxa de rejeição, com 32%. O candidato do PSDB fica com a segunda posição, com 19%, e Marina Silva 14%.


Nenhum comentário:

Postar um comentário