sábado, 20 de julho de 2013

Criminalização dos movimentos como estratégia governamental


(Ontem, após assistir as imagens nos principais telejornais, escrevi no facebook esse pequeno comentário tentando compreender a incompreensível atuação da Polícia na repressão aos ataques de vândalos ao Palácio Anchieta. Foram 120 compartilhamentos na postagem inicial, 39 no grupo "não é por 20 centavos, é por direitos ES", perfazendo quase 200 compartilhamentos na rede. Agora, compartilho com os amigos que acompanham esse Blog). 

O que assistimos hoje como quebra-quebra durantes as manifestações, aparentemente, representa uma gigantesca incompetência da Polícia Militar do ES. 

Qualquer manual, recomenda que ao usar um tropa especial você estabeleça um cordão de isolamento, que pode ser reforçado por "anteparos" de proteção e apoio das tropas regulares e ação da polícia civil como suporte.

Essa capacidade, eles demonstraram várias vezes para proteger a área do pedágio e os bens da Rodosol.

Criaram o cordão externo de isolamento na Assembléia Legislativa e só tivemos problemas pela desproporcionalidade da ação repressiva da Polícia. 

Agora, hoje, assistimos uma coisa inacreditável: a tropa confinada no interior do Palácio enquanto os chamados "vândalos" tinham total liberdade de ação para depredar. Tiveram todo tempo necessário para subir em janelas, soltar bombas, quebrar monumentos históricos, etc e não se viu um soldado da polícia para coibir a ação.

20 a 30 homens de tropa regular teriam capacidade de coibir esses abusos, mas não foi isso que se viu.

Qualquer especialista condenaria e reprovaria a forma como atuou a Polícia.


Como eu acredito, e todos nós sabemos, a Polícia pode ser tudo mas não incompetente, só podemos creditar o equívoco do posicionamento da tropa e a omissão no processo a uma estratégia do governo no sentido de criar as condições de criminalização dos movimentos sociais.


A única interpretação possível é que o governo trabalhou conscientemente e de forma pensada no sentido de que o vandalismo se processasse livremente, símbolos caros aos capixabas fossem depredados, para tentar jogar a população contra as manifestações de rua.


Está na hora de a sociedade capixaba e os movimentos sociais colocarem em sua pauta a demissão do Senhor André Garcia da Secretaria. E que Casagrande responda por esses atos inconsequentes.

Um comentário:

  1. O governador ainda pensa que sua imagem pública está limpinha e positiva. Por isso está tão preocupado em deixar a Polícia imóvel diante da depredação da cidade; prefere deixar destruir do que mandar a PM enfrentar e cumprir a lei; do que correr o risco de haverem excessos da força e alguma morte ou ferimento lhe cair nas costas. Não é a PM que está catatônica, impassiva, é o próprio governo do E. Santo.

    ResponderExcluir