domingo, 25 de março de 2012

Política Vila Velha: entrevista Antonio Claudino de Jesus

Essa entrevista com Antonio Claudino de Jesus é leitura obrigatória.
Claudino Jesus é uma referência do campo democrático do ES como exemplo de compromisso com um projeto de esquerda revisitado e reatualizado
Claudino faz parte de uma geração que teve papel crucial no processo da reconstrução do DCE/UFES no contexto da luta pela conquista da democracia. Infelizmente, hoje, parte dessas lideranças forjadas na luta democrática, ao ocupar papéis de centralidade na elite política passam a compor o campo do que pode se denominar a NOVA DIREITA do ES.
Para essas lideranças, a passagem pela esquerda pode ser explicada como arroubos da juventude. Hoje, em palestras, debates ou postagens nas redes sociais, buscam justificar a negação do passado no fracasso do socialismo como projeto de organização da sociedade e a ineficácia do marxismo para explicar a contemporaneidade ou como teoria "fora de moda", como se ideologia fosse uma coisa de moda.
Nada a estranhar, no contexto de um sistema constituído por partidos invertebrados ideológicos, em que valores e convicções são sacrificados no altar dos interesses espúrios, em que o pragmático se sobrepõe ao programático, e que em nome de uma concepção equivocada de governabilidade se reduzem as relações políticas a relações de clientelismo, fisiologismo e corporativismo.
Mas é na gestão estatal é que essa NOVA DIREITA pode ser percebida. Mas o problema e que essa nota de apresentação da entrevista ficou longa demais.

http://www.seculodiario.com.br/exibir_not.asp?id=57222

Nenhum comentário:

Postar um comentário