segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

HISTÓRIAS DA EDUCAÇÃO DE VILA VELHA PARA SEREM LEMBRADAS

Lembro-me de que ao final do ano de 2008, o prefeito Neucimar Fraga já eleito, a pergunta que todos da educação fazia era: Quem será o secretário de Educação? Logo na primeira semana do mês de dezembro, a resposta: será “o vereador Heliosandro Matos”. Já indicado pelo então futuro prefeito o novo secretário resolveu fazer uma reunião com representantes dos diretores eleitos, os mesmo tinham um fórum, e ao iniciar a reunião fez a seguinte declaração: “ESSE GOVERNO VAI SER DE RUPTURA E NÃO DE CONTINUIDADE, É UMA NOVA FASE PARA A EDUCAÇÃO DE VILA VELHA”, realmente a promessa foi cumprida, e só essa. Vamos aos fatos:

Na época da campanha política, em uma assembleia do magistério de Vila Velha, o Sr° prefeito Neucimar Fraga assinou a famosa CARTA COMPROMISSO, que tinha como um dos itens o compromisso de respeitar as eleições para diretores. Mas o que ele fez foi justamente o contrário: exonerou diretores. Alguns foram exonerados por conta de uma carta anônima que estava em poder do Ministério Público e falava sobre desvios de verbas e que até hoje não se tem investigação ou resultado da mesma. Outros, podendo-se dizer que a maioria, por terem feito campanha para o Dr. Hércules - candidato da oposição que disputou o segundo turno. Ainda existiram casos de diretores exonerados por terem alguma desavença com o secretário Heliosandro. Além de serem exonerados os diretores tiveram que passar por uma situação em que tiveram a moral colocada à prova, na ocasião foram divulgadas informações na mídia dizendo que o motivo das exonerações dos diretores do Max Filho era por desvio de verba da merenda escolar, o que culminou na organização de uma CPI na Câmara Municipal onde os diretores foram julgados pelos vereadores (E QUEM SÃO ELES PARA JULGAREM?) e inocentados ao final. E foi a partir desse episódio que começamos a ter certeza que o Sr° Prefeito não honraria as suas promessas.

Começamos então a nova era, a era Heliosandro, a era dos devaneios de uma mente sem igual. Em uma entrevista ao vivo o então secretário de educação Heliosandro fala que em todas as escolas municipais iriam dispor de um botão antipânico e que qualquer problema com um aluno bastaria o professor acionar o botão e a patrulha escolar iria até o local. Heliosandro até inaugurou um botão ao vivo na escola conhecida popularmente como Vila Olímpica, só que ficou no campo da promessa, pois trabalho há muitos anos na rede e nunca vi e nem me deram o tal “butão”.

Temos também a fala do Helisandro de que no governo Max Filho se gastava muito com o transporte escolar, mas com ele seria diferente, ele compraria os ônibus com recursos da Educação. Estamos esperando até hoje o transporte chegar, antes na época do secretário Roberto Beling tínhamos ônibus para levar os alunos ao cinema, e hoje? Hoje, os ônibus que ficavam a disposição para esse fim foram remanejados para a Região V, ficando todo o resto de Vila Velha sem o transporte.

Outra história que deve ser lembrada é a aparição do Heliosandro no jornal “Bom Dia ES”’, da TV Gazeta, afirmando que o em quatro anos o índice do IDEB de Vila Velha subiria de 4,8 para 8,0, só um lembrete: isso é índice de país de primeiro mundo, será que estamos neste patamar? Quero só ver quando o resultado sair, qual será a desculpa do mesmo. Pelo visto o índice tende a baixar, pois o ano em que foi aplicada a prova tinha escola sem professor até o mês de setembro, e agora José?

Temos ainda o vídeo monitoramento. Todas as escolas foram obrigadas a colocarem o circuito interno e tinham que dar “preferência” para uma empresa, por que será? Coisa de diretor ou secretário? Eis a questão (tem escola que o sistema e só enfeite, não funciona, pois a manutenção é cara).

Outro ponto que devemos apenas citar, pois os números falam por si: quantas escolas tinham no governo Max Filho? Quantas existem hoje? As que foram inauguradas em que gestão começaram a ser construídas? Quantas ordens de serviços há para construção de novas Unidades? Quantas escolas realmente foram reformadas? (não estou falando passada uma tinta da cor do partido do PR, falando nisso, onde estão as empresas de manutenção? Antes na época Max Filho e o secretário Roberto Beling nós tínhamos manutenção e hoje? O que se alardeava aos quatro cantos era que havia muitas crianças fora da escola e que se construiriam novas escolas e que era urgente esse processo, o resultado disso tudo foi que as construções não passaram de uns CONTÊINERES, e que comparando números de matrículas pelo site do INEP, em 2008 na gestão de Max Filho 43435 alunos estavam matriculados e no ano de 2011 (Neucimar Fraga) os números são de 42441 alunos. Onde estão todas essas crianças fora da escola que tanto se falava? Perceberam que não se ouve mais falar nesse assunto?

Depois desse tumultuado secretário, entrou um novo secretário (Miguel) que não ficou dois meses, em nota em jornal de grande circulação, o mesmo dizia que estava saindo, pois não estava gostando do que viu. O que será que ele viu?

Veio então Maria do Carmo com o projeto Vila Velha Aprendente, que também não houve aceitação por parte dos professores, e tanto, que foi um projeto que não foi à frente e, com ele sua autora a secretária que tinha medo de se expor, pois quem falava era só a subsecretária Rosângela, na verdade temos que dá um ponto para as duas, pois não atendiam aos pedidos dos vereadores, que logo “pediram suas cabeças”, resultado: exoneradas.

Ai chegou a Vanessa, vinda diretamente de Nova Venécia/Tocantins com passagem por Brasília, essa é a mesma pessoa que está fazendo a vida dos professores de Vila Velha virar um inferno, essa parte da história é o presente não precisa ser contada todos estamos sentido na pele o que ela é capaz temos como exemplo, horário de trabalho.

Espero que o que foi relatado acima, pouco eu sei, pois são vários os episódios que essa gestão protagonizou, sendo infelizmente o professor o maior prejudicado, sirva para relembrarmos o que passamos neste três anos desse desgoverno e se queremos passar por tudo isso ou mais, em um período de oito anos, e lembre-se “NADA E TÃO RUIM QUE NÃO POSSA PIORAR”.
(Zé Canela Verde)

Um comentário:

  1. Srº Beling , estamos na gestão de 2017 e a história não mudou quanto ao numero de crianças fora da escola, infelizmente , faço parte deste triste estatistica .
    Pleiteio uma vaga nas UMEIS DE VILA VELHA , TODAS SEM SECESSO, agora vamos ver o que o Srº vai fazer para mudar. Se quiser pode começar por MIM , consiga uma vaga pro meu filho e assim, poderei acreditar que você é diferente de Helio Sandro

    ResponderExcluir