terça-feira, 19 de novembro de 2013

O Palácio Anchieta e a História do ES

 Três novos livros do historiador Gabriel Augusto de Mello Bittencourt serão apresentados ao público dia 21 de novembro, uma quinta-feira, às 19 horas, na Biblioteca Pública Estadual, na Praia do Suá, em Vitória:
·         “Jesuítas e Governantes do Espírito Santo (1551-2008): O Palácio Anchieta de Vitória”, 236 páginas, editado através da “Lei Rubem Braga” (nº 3.730/1991), de incentivo à cultura do Município de Vitória.
·         “Recriando as Trilhas de Anchieta (Os Jesuítas e a Obra de Anchieta no Brasil e no Espírito Santo)”, 232 páginas, editado através da “Lei Chico Prego” (nº 2.204/99), de incentivo à cultura do Município da Serra.
·         “Bittencourt – A Saga – Dez Séculos de História”, 280 páginas, editado com recursos próprios do autor.
Jesuítas e Governantes...” analisa a atuação de jesuítas e administradores do Espírito Santo ao logo de 473 anos, do início da colonização (23/05/1535) até o ano de 2008, com foco a partir do Palácio Anchieta. Afinal, dentro e em torno do Anchieta se deram os principais episódios da formação do hoje Estado do Espírito Santo, o que tornou o Palácio um importante “personagem” da História Capixaba. Recebeu o nome do jesuíta José de Anchieta, que nele atuou intensamente, hoje beato. Os jesuítas começaram a construí-lo em 1551 (inauguraram-no em 25/07/1551), para ser colégio de catequese dos índios da região e Igreja de São Tiago. A partir de < span style="mso-bidi-font-size: 14.0pt; font-family: 'Verdana','sans-serif'; mso-bidi-font-family: Arial;">1788, abrigou repartições do Governo e assim foi utilizado até 2008. É hoje um dos mais importantes museus de e sobre o Espírito Santo.
“Recriando as Trilhas...” é uma biografia do Beato José de Anchieta (Tenerife, Ilhas Canárias, Espanha, 19/03/1534-Reritiba, hoje Anchieta, ES, Brasil, 09/06/1597), que o coloca no contexto da atuação da Ordem Jesuíta no Espírito Santo. Mostra também o Anchieta naturalista e a homenagem que vem recebendo há 16 anos, no dia de seu falecimento (9 de junho): a caminhada “Passos de Anchieta”, que refaz os 100 quilômetros que ele percorria a pé, à beira-mar, entre Vitória e Reritiba (hoje Cidade de Anchieta).
“Bittencourt – A Saga...” é um levantamento dos antecedentes familiares do autor, situando como embrião o desbravador do Arquipélago das Canárias (Espanha) e seu primeiro rei, o nobre francês Jean de Bethéncourt (1360?-1426). Coincidentemente, foi na maior das Ilhas Canárias, Tenerife, a 19 de março de 1534, que nasceu o Beato José de Anchieta, biografado por Gabriel Bittencourt em um dos livros ora em lançamento.

O autor

Natural de Cachoeiro de Itapemirim (ES), lá Gabriel fez os primeiros estudos, complementados no Rio de Janeiro. Graduou-se em História, pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), e é hoje mestre e livre docente em História, mestre e doutor em Direito.
Foi professor da Ufes, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e da Universidade Gama Filho, também do Rio, e é um dos responsáveis pela implantação do Curso de Direito da Faculdade Estácio de Sá de Vitória.
É membro e Presidente de Honra da Academia Espírito-Santense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo (IHGES), além de membro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) e de participar de entidades assemelhadas em várias partes do Brasil, assim como na Argentina, Bolívia, Uruguai, Portugal e Espanha.
Sua produção bibliográfica inclui 24 títulos solos e participação em 32 obras coletivas, além de artigos em jornais e revistas de todo o Brasil. Tem dois outros livros em preparação, sobre a imigração para o Espírito Santo e sobre Direito Constitucional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário