terça-feira, 18 de junho de 2013

Comentário de Marco Aurélio Nogueira

Publicado no facebook, o comentário sempre pertinente de Marco Aurélio Nogueira

Na minha modestíssima opinião, estão equivocados os que dizem que a grande mídia está tentando direcionar o movimento das ruas. Primeiro, porque isso precisaria ser demonstrado de forma mais cabal, ou seja, não como acusação e xingamento, mas como análise. Não seria da natureza da mídia monitorar tudo o que ocorre na sociedade, repercutir, como reza o jargão jornalístico? A distinção entre monitorar e direcionar precisa ser estabelecida caso a caso, não como verdade preestabelecida.

Mas vamos admitir que a Globo esteja mesmo querendo direcionar o movimento mediante a qualificação dele como "pacífico", ou circunscrito, ou perturbado por alguns "vândalos radicais" que estragariam o belo espetáculo de cidadania que se vê no país. Ou chamando "gente de direita" para fazer ponderações e dar conselhos. Ou glamurizando a Palmirinha e pondo artistas para fazer apelos. Ou então salvaguardando e elogiando as "forças da ordem". Ou ainda usando as ruas para despolitizar as ruas, ou atacar governantes da situação ou da oposição. Podemos supor o que quisermos. E a pergunta que fica é: e daí? O movimento não teria um mínimo de força e cabeça para escapar disso? E, por extensão, para usar a mídia e sua cobertura para se politizar, para se organizar mais e melhor, para de fato neutralizar os boçais que no meio da multidão vão para a porrada e o quebra-quebra? Até certo ponto, a mídia pode ajudar a que se alcance maior coalescência em um movimento que é atomizado por definição.

Segundo, não concordo com a tese porque hoje se tem a grande mídia e as mídias sociais, e essas segundas são mais fortes e eficientes do que a primeira. O Bonner e a Poeta falam e mostram coisas e no momento seguinte explodem nas redes outras falas e imagens contestando ou referendando o que os dois disseram. Cada vez menos gente se deixa levar pelo que faz a grande mídia.

A acusação, portanto, se reduz à mesma lenga-lenga de sempre contra a mídia golpista, lenga-lenga que só serve mesmo para alguns desopilarem o fígado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário