quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Um depoimento sobre o Lulismo (César Benjamin)

Vários amigos pedem minha opinião sobre os desdobramentos recentes da Operação Lava Jato. Tenho pouco a dizer. Divergi e critiquei Lula e José Dirceu – primeiro em reuniões, depois publicamente -- quando eles estavam no auge de seu poder. Não me sinto inclinado a bater neles agora, quando estão caindo.
A reflexão de fundo, que todos devemos fazer, é sobre a relação entre a esquerda e a República. As instituições da República devem ser ocupadas para serem usadas, minadas e enfraquecidas em nome de uma missão histórica que a esquerda se atribui, ou elas devem ser fortalecidas? É possível ser socialista sem ser republicano?
Foi esse o pano de fundo do meu debate com o grupo de Lula e José Dirceu, ainda no PT, anos atrás. Eles venceram. O partido entendeu rapidamente qual era a nova orientação. Eu saí para preservar a minha história.
Cumpre-se, agora, a minha profecia de então: “O lulismo produzirá a maior derrota da esquerda brasileira em sua história.” Os que me conhecem pessoalmente já ouviram essa frase diversas vezes, mesmo quando Lula era um presidente excepcionalmente popular. Sempre afirmei que depois do ciclo de poder do lulismo teríamos uma sociedade muito mais conservadora.
Fui chamado de tudo, desde rancoroso até psicopata. Infelizmente, eu tinha razão.
Abraços.

César Benjamin

Nenhum comentário:

Postar um comentário