quinta-feira, 7 de novembro de 2013

"Manda quem pode, obedece ..." (Roberto Beling)


Roberto BelingAntigamente a Sociologia distinguia no debate sobre o Brasil o país real (do fato) do país legal (da lei). 
Com Lula tivemos o inicio da era da Presidência de fato e da Presidência Legal. Lula governa, Dilma homologa. Uma versão brasileira da famosa "co-habitação" do sistema presidencialista francês.
Agora Lula e Dilma resolvem inovar também com o ES.
Há 15 dias o ex-presidente reuniu-se com o ex-governador e bateu o martelo sobre a candidatura do PMDB ao governo. Deixou claro seu entendimento que em eleição presidencial não é o local que define o nacional, mas que o "centro" define a "periferia". 
Na eleição de 2010 coube a José Dirceu realizar o devido processo de entubamento do então governador e do PT. Entubamento ou enquadramento foi um autêntico em "sendo inevitável o estupro, então relaxe e goze" (na velha forma de Paulo Mafuf, devidamente atualizada por Marta Suplicy quando da crise dos aeroportos).
Dirceu não se preocupou com muitas sutilezas, afinal, desde os tempos da Casa Civil da Presidência tornou-se um cultor da velha máxima  "manda quem pode, obedece quem tem juízo".  Desceu no aeroporto, foi para o Palácio Anchieta, falou grosso, não esperou a sobremesa e foi embora. No dia seguinte, o Governador chamou coletiva de  imprensa e anunciou o que na crônica política foi chamado de o "Abril Sangrento". 
Agora, conforme matérias dos jornais de ontem, Hartung, aparentemente ungido para enfrentar Casagrande, passou duas exatas horas com Dilma e Ferraço, "esquadrinhando obras que poderiam ser anunciadas na primeira visita que ela pretende fazer ao Espírito Santo desde que foi eleita". Dito de outra  forma, não satisfeita em usar o horário de expediente para uma agenda eleitoral referente a sua reeleição e construção de palanques no Estado (para citar alguém: muita política, pouca gestão), a Presidenta "em vez de discutir a agenda administrativa com o governador de fato, o socialista Renato Casagrande, ... preferiu chamar ao Planalto o ex-governador. De plataforma de petróleo, passando por aeroporto e retomada de obras da BR-262, tudo e mais um pouco será levado por ela quando aterrissar com seu pacote de bondades em Vitória, no próximo mês."
 
Enquanto Dilma fazia o dever de casa com Hartung e Ferraço, o Presidente (sic) Lula conversava com a cúpula petista do estado (Givaldo, Coser e Ana Rita). Ou seja, se o PT do ES está dividido entre Casagrande e Hartung, Lula não tem dúvidas ou crises de identidade, sua chapa está montada com  Hartung para governador e o indefectível Coser de vice. O PT capixaba nada, nada e vai morrer na praia ..... 
Não se trata de um a "Hora do pesadelo parte II", mas de um "Abril sangrento Parte II".
Além do horizonte, digo de qualquer ideologia, Lula é uma máquina movida a pragmatismo e focado no cálculo eleitoral. Para ele, trata-se de buscar uma virada de página da história de 2010 no estado  e as tendências de hoje.
Só para lembrar, em 2010, Dilma  perdeu no primeiro turno para Marina Silva (PV), e no segundo, para o ex-ministro José Serra (PSDB). Hoje, acreditando no que indicam os números das pesquisas de intenção de voto, o Espírito Santo prepara uma nova e desagradável surpresa para a dupla Lula/Dilma.
Como uma discípula  obediente ao seu "mestre", Dilma resolveu institucionalizar no ES o sistema do "governador de fato" do "governador de direito". E mais uma vez, o PT no estado vai ser devidamente entubado. 

Roberto Beling

Um comentário:

  1. Melhor do que vender a biodiversidade da Amazônia e do Pantanal.

    Melhor do que ficar, a título de informar e divulgar atos de gestão,

    dizer que o Hospital Estadual foi construído com dinheiro próprio e, por aí,
    vai

    ResponderExcluir